Jeffery Davis Music

Biografia

JEFFERY_HEADER

Nascido no Canadá, em 1981, vive em Portugal desde 1985. Começa muito cedo os seus estudos musicais, iniciando-se rapidamente na percussão. Posteriormente, ingressa no Conservatório Calouste Gulbenkian, em Aveiro. É na Escola Profissional de Música de Espinho (EPME) que estuda, nos anos 1996/1999 e finaliza o recital de curso com 19 valores. Paralelamente, realiza vários concertos com o grupo de percussão, com a Orquestra de Sopros e com a Orquestra de Cordas da EPME, tocando a solo “Concerto para Marimba e Orquestra” do compositor Ney Rosauro, no festival de Jovens Músicos em Murcia (Espanha).

Participa em diversos seminários e master classes com músicos como Ricardo Fernandez (Percussão Latina); Kroumata Percussion Group (Música de Câmara); Jesus Chapi (Vibrafone Jazz) e Emmanuel Séjourné (Vibrafone) e com o percussionista Steven Schick (Multi-Percussão). Em meados dos anos 90, é admitido na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), no Porto. Durante a sua permanência na ESMAE, estuda com Miguel Bernat e Manuel Campos; realiza vários estágios com a Orquestra Sinfónica da Escola e integra o Drumming Grupo de Percussão.

É com o Drumming que efectua variados concertos na Europa e faz várias estreias mundiais de obras escritas por compositores nacionais e internacionais como: Mário Laginha; João Pedro Oliveira; Emmanuel Nunes; Carlos Azevedo; Jesus Torres; Emmanuel Séjourné, entre outros. Em Março de 2002, recebe uma bolsa de estudo para frequentar um curso na “Berklee College of Music”. Conclui o curso (Bacharelato) da ESMAE, em Novembro do mesmo ano (2002) com nota máxima no recital final. (20 valores). Em Janeiro de 2003, desloca-se para os Estados Unidos onde inicia o curso de Jazz Performance Vibraphone (Bachelor Degree) na Berklee College of Music, que termina em Maio de 2006 com o estatuto de Summa Cum Laude. Destaca-se como o vibrafonista de topo da Escola.

Ganha inúmeros prémios atribuídos pela Berklee, designadamente: o prémio de Most Active Mallet Player; e o prémio por excelência académica Dean of Curriculum.
Recebe também do IAJE (International Association for Jazz Education) o prémio de Outstanding Musicianship. Neste período toca em vários festivais de jazz nos Estados Unidos e na Europa como JVC Festival em Nova Iorque, Festival de Jazz do Valado de Frades em Portugal, North Sea Jazz Festival, entre outros. É nos Estados Unidos que tem a oportunidade de trabalhar com músicos de jazz, nomeadamente: Hal Crook; Joe Lovano; Gary Burton; Dave Liebman; Dave Samuels; Phil Wilson; Terrence Blanchard; Michel Camilo; Steve Swallow; Ed Saindon; Vitor Mendoza; Roswel Rudd; Alex Terrier, entre outros .

Após o seu regresso tem tocado com músicos como Myron Waldon, Darren Barrett, Anders Christensen, Marc Miralta, André Fernandes, Óscar Marcelino da Graça, Demian Cabaud, Federico Casagrande, Nelson Cascais, entre muitos outros. Fez estreias de várias obras, escritas exclusivamente para si e para estes grupos de compositores como, Andreia Pinto Correia, Filipe Vieira, João Pedro Oliveira, Paulo Perfeito, Oscar Graça, Nuno Costa, Daniel Bernardes entre outros. Já tocou em alguns Festivais de Jazz e Erudito, em Portugal, assim como em vários países da Europa. Faz vários recitais a solo, por toda a Europa, com um reportório escrito para si e música improvisada. Destaca-se, ainda, como compositor tendo escrito obras para o Kinetix Duo; Flux Ensemble; XL Trio; Drumming – Grupo de Percurssão; Quad Quartet; Pedro Carneiro / Jeff Davis Duo; Romeu Costa e Pedro Carneiro.

Jeffery Davis mantém-se activo no mundo do jazz e clássico, realizando vários recitais a solo por todo o  país, bem como concertos para vibrafone e orquestra. Realiza Masterclasses nas mais prestigiadas escolas nacionais e europeias. Faz vários concertos com músicos nacionais e internacionais.

Conheça mais sobre Jeffery Davis na sua brochura:

BROCHURA PT-01-01     BROCHURE EN-01-01

Jeffery Davis é um artista    JD SPONSORS